sexta-feira, 18 de junho de 2010

Fantoches - riscos


Estou gripada, muito gripada, com aquele corpo péssimo que acompanha a gripe, e aí, pra aproveitar que estou sem fazer nada, deitada mesmo, resolvi desenhar os moldes dos fantoches para Ida e quem mais desejar. Os desenhos estão meio garatujados, porque não teve rascunho, não, e eu fiz deitada. Usei, como medida, uma folha de papel ofício. Dá pra ter uma idéia do tamaho das peças.
Foi tudo feito com feltro, de diversas cores. O cabelo das crianças é de lã. A gente corta vários fios e prega 1 a 1, dobrado ao meio, ou faz vários novelinhos, enrolando nos dedos, e pregando também pelo meio. Sempre uso linha e agulha, não gosto de cola quente. Só uso cola de isopor ou de miçangas pra colar os olhos, daqueles que mexem para um lado e para o outro, e que as crianças gostam tanto.
A luva acima é a base para todos eles. Faço as luvas primeiro, depois faço todas as carinhas e prego nas luvas, já prontas. Querendo, pode-se colocar detalhes nos fantoches. Nas pessoas, gravata, laços, brincos, boné, tranças, colar, bolsos, etc. Nos bichos, unhas, barriga, e o que mais se imaginar.






quarta-feira, 16 de junho de 2010

Lençóis Maranhenses

São várias lagoas formadas pela chuva entre as dunas. A água é uma delícia, morninha. O sol castiga. Não tem nada pra fazer uma sombra. Tem Lagoa Bonita, Lagoa Azul, Lagoa Esmeralda, e por aí vai. É tudo lindo demais. Deus caprichou...







Passeio Rio Preguiça - Maranhão

Rio Preguiça.
Cais de onde saímos pro passeio no Rio Preguiça. Fica quase em frente ao Rancho, local onde passamos a noite.
Macaco Prego, em Caburé.
Ai que preguiça, depois do almoço. Restaurante onde almoçamos no Caburé. Neste lugar aí o Rio Preguiça desemboca no Oceano Atlântico.

Raposa - Maranhão


No cais de Raposa, prontos pra entrar no barco. Raposa é uma das 4 cidades situadas na Ilha.

Dentro do barco. A ilha ao fundo, cheia de dunas, é o nosso destino.

Estamos na ilha. Nosso guia disse que aqui são as Fronhas Maranhenses, hehehe. Apesar de grandes, as dunas são menores e tem menos lagos que em Barreirinha, nos Lençóis Maranhenses.

Esse bichinho, um tipo de caranguejo albino, é conhecido como Maria Farinha.


Lugar em Raposa onde almoçamos. Gostei de ver os móveis rústicos, do tipo que o Elias gosta de fazer. Comemos peixe. Tava bom....

São José do Ribamar - Maranhão


Nós visitamos São Luiz, que é a capital, e fica numa ilha de 905 km2, onde tem mais 3 cidades menores, que são Raposa, Paço do Lumiar e São José do Ribamar. Esta última é a mais bonitinha de todas, a mais limpinha.


São Luiz - Maranhão

Palácio do Governo.
Monumento a Gonçalves Dias, poeta maranhense. Quem não se lembra de "Minha terra tem palmeiras, onde canta o sabiá..."
Monumento em homenagem aos pescadores.
Praia do Calhau, Barraca Iracema. Tive que comprar chapéu e óculos, esqueci de levar.
Praia Grande, no Centro Histórico.


Maranhão - Farol Mandacaru

Vista do alto do Farol. Em primeiro plano o Rio Preguiça, e lá no fundo o Oceano Atlântico.

No alto do Farol. Que medo!.... São 8 lances de escada, com 20 degraus cada um, pra se chegar aí em cima. Dá o maior medão encostar nessa mureta.





De volta ao meu Aconchego...


Chegamos ontem do Maranhão, mas eu estava meio derrubada pela gripe, e só hoje vim aqui dar uma olhadinha. E que coisa boa! Tinha comentários novos.

O primeiro que vi foi da Ida. O que eu gostaria de dizer para ela é que faço aqueles fantoches sem moldes, vou cortando e montando. Ida, estou aguardando sua visita aqui, e no dia que vier a gente corta os que você quiser. Tenho bastante material, nem precisa trazer. Aliás, só precisa trazer o enchimento para as carinhas. Os últimos que fiz tive que desmanchar um travesseiro para usar... E adorei o seu bolero. Vi que não é difícil de fazer, mas já ando tão agarrada com um que comecei que acho que vou desistir da carreira de crocheteira, heheheh. Rendo mais como tricoteira... Um abração pra você e seus "coelhinhos".

Vi depois o comentário da Nadja. Nadja, me lembro sempre de você, inclusive fiz uma oração por você nesse 12 de Maio. E não me esqueço que o primeiro rastelo aqui do Aconchego foi presente seu. Quando vier por essas bandas, vem cá visitar a gente. E a gente pode aproveitar e tricotar um pouco, né? Um abração pra você.

Terceiro comentário lido - o da Elzenice. Olha, Elzenice, eu fiquei com vergonha de perguntar, mas imaginei que era você mesmo. Já te escrevi uma vez, não sei se você se lembra, faz tempo. Tenho uma amiga muito querida que é de Conselheiro Pena, está morando em GV, a Márcia, que te conhece muito. Acho que comentei isso com você. Quero entrar na fila pra conseguir as sementes da frutinha que você falou. Aqui é um lugar frio, quem sabe a plantinha se adapta, né mesmo? Quanto à pitomba, essa eu não conheço não. Na minha região, no Vale do Aço, tem muito é manga, abacate, limão, banana, acerola, laranja, mamão, graviola, cana, romã. Aqui é que encontrei jatobá, pitanga, carambola, jabuticaba. Meu marido tem apanhado bastante pra ver se consegue outras frutas, mas elas não vão pra frente. Já plantou caju, abricó, fruta-pão, manga, mamão, pinha, cana, e nada. O tipo de terreno e o clima não favorecem muito. A gente tem um pé de abacate que lota, até perde, os cachorros adoram. A gente não dá conta de comer, e é um pé só. É muito bom ter frutas no quintal, me lembra a minha infância lá em Timóteo, meu pai plantava de tudo. E na casa da minha avó, lá no Capim, você conheceu, tinha algumas também.
Fico feliz de você ter gostado do blog. As novidades do Aconchego serão colocadas aqui sempre que possível. Um abração pra você, Elzenice.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Pitangas e Helicônias


A Helicônia, também conhecida como caeté ou bananeira do mato, dá um colorido especial em qualquer jardim, além de atrair beija-flor. Essa aí é daqui do quintal. Fiz uma pesquisa e descobri que existe um mooooonte de tipos, cada um mais bonito que o outro. Em Janeiro deste ano fui conhecer Santa Teresa - ES, com a Léia (minha irmã que mora em Vitória - ES), e fiquei encantada com as helicônias do Museu de Biologia Professor Mello Leitão, que fotografei e mostro aqui. Olha só, como é bonita!



Temos 2 pés de pitanga, e que pitanga docinha! Já descobri no google algumas receitas de molho de pitanga, pra acompanhar carne, mas ainda não fiz. Só fiz suco, até agora. Não são lindas essas frutinhas?

sábado, 5 de junho de 2010

Hoje é dia de carambola!


Fresquinhas, fresquinhas, colhidas hoje.



O maridão adora fazer doce de carambola. Esse aí foi preparado por ele, e foi a sobremesa de hoje, comido com queijo.

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Testando assinatura....